SEO Otimização de Sites
Neste artigo, garantimos uma visão completa de SEO Otimização de Sites, considerada a dimensão de maior potencial de conversão para qualquer tipo de negócio online
Embora seja uma das mais importantes dimensões do marketing digital, as técnicas de SEO otimização de sites para ferramentas de busca ainda permanecem envoltas em dúvidas e conceitos irreais.
Neste artigo nosso objetivo é o de explicar o que é SEO e mostrar também os conceitos envolvidos, as dimensões onde são aplicadas suas técnicas e vantagens no uso desta ferramenta de marketing online.
- Situando o SEO no marketing de busca
- O que é SEO
- Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca
- Os pilares de SEO
- Os fundamentos de SEO
- Quais as vantagens do SEO
Situando o SEO no marketing de busca
Recursos do SEO
HTML5
Desenvolvimento e revisão de códigos otimizados com técnicas de SEO.
SemRush
Enviamos mensalmente relatórios analíticos do desempenho das palavras chaves que foram otimizadas.
Google Analytics
Fazemos consultas períodicas para acompanhar o desenvolvimento do site na internet.
Gestor de Conteúdo
Painel de controle com login e senha para publicar diversos conteúdo no site referente aoserviço/produto da empresa.
Google Places
Integramos o Google Maps no site.
Redes Sociais
Suas redes sociais são integradas para aumentar a relevância do seu site na internet. Facebook, Instagram e Google +
Os fatores de SEO
Visto o que é SEO em termos dos conceitos envolvidos, é hora de tratarmos das dimensões do trabalho de otimização para ferramentas de busca em um site. É nesta etapa que aplicamos um conjunto de regras que vão da estrutura até formatação do conteúdo.
Podemos dividir os fatore de SEO também em três níveis:
- SEO de Estrutura – Um conjunto de técnicas que são aplicadas à estrutura do site, indo desde o relacionamento entre seções e páginas, até recursos técnicos específicos como mapas do site e outros que afetam seu posicionamento nas ferramentas de busca;
- SEO Onpage – Técnicas que são aplicadas basicamente no conteúdo do site e sua estrutura, como a escolha da palavra-chave, URLs amigáveis, meta tags, tags de ênfase, imagens e estrutura de links internos e externos de cada página;
- SEO Offpage – Técnicas que são aplicadas para promover a popularidade digital do site através da criação de links de qualidade apontando para o site, reforçando assim seu relacionamento com outros elementos online e a relevância do site.
Da mesma forma que os pilares de SEO devem trabalhar de maneira integrada, no que diz respeito aos fatores de SEO devem ser encarados da mesma forma, pois um não existe sem o outro.
Não existe um único fator de SEO que possa garantir um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google. De nada adianta trabalhas uma das dimensões do processo de otimização para ferramentas de busca e ser negligente em outros.
Em um projeto de SEO devemos alinhar todos estes detalhes para atingirmos nossos objetivos, sempre levando em consideração as demandas e contribuições que as outras áreas do marketing podem oferecer.
O que significa SEO?
SEO é o acrônimo para a expressão em inglês Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca, um conjunto de técnicas que visam colocar as páginas de um site em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, Bing e Yahoo.
Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca
Agora que você já sabe o que é SEO, vamos ver como ele funciona.
Como dito anteriormente o SEO reúne um conjunto de técnicas, que quando aplicadas a um site, possibilitam que suas páginas sejam listadas logo no início da área de resultados orgânicos das páginas de respostas dos buscadores.
Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas ferramentas de busca.
Para que você possa entender melhor o funcionamento do SEO, vamos em primeiro lugar conhecer os pilares do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.
Os pilares de SEO
Vamos começar a nossa explicação sobre o que é SEO por seus pilares, ou seja os conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google como mais relevante do que outros.
A relevância de um site tem como pilares os seguintes pontos:
- Reputação do site – Conceito técnico do site junto aos buscadores, como estabilidade do provedor de hospedagem e estrutura de programação;
- Autoridade do site – Relevância do site e seu conteúdo dentro do seu campo semântico em que se situa;
- Popularidade do site – Quantidade de links de qualidade e dentro da mesma dimensão temática que apontam para o site.
O que é SEO e suas vantagens
Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental dentro do contexto do marketing digital.
Como um grande número de pessoas recorre ao Google para buscar informações, estar entre os primeiros sites listados em suas páginas de respostas é fundamental, já que raramente as pessoas estendem suas buscas a segunda ou terceira página do Google.
Em nosso curso de marketing digital fazemos questão de deixar bem claro tanto o que é SEO quanto sua importância dentro do contexto de um plano de marketing digital, principalmente porque essa é uma das primeiras providências na hora de montar esse planejamento.
A otimização de sites para ferramentas de busca gera mais exposição e aliado a isso, atrair um tráfego extremamente qualificado, gerando um resultado maior na medida que este tipo de tráfego possui um potencial de conversão muito maior.
Agora que você já sabe o que é SEO e sua importância para a divulgação de uma empresa na Internet, poderá incorporar mais essa ferramenta à sua estratégia.
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Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing